BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

domingo, 14 de agosto de 2016

Expedição Raio X das Américas - Parque Nacional Serra da Capivara - PI

Parque Nacional Serra da Capivara (São Raimundo Nonato-PI)

30/08/15 à 02/09/15
Após 1265 km chegamos a São Raimundo Nonato no Piauí, uma das cidades onde está o Parque Nacional Serra da Capivara, durante o percurso encontramos muitas situações e cidades diferentes, primeiro as cidades, todas pequenas e carentes com pouca infra-estrutura, um contraste grande, em quase todas as cidades tem redutor eletrônico de velocidade e placas de sinalização com os dizeres “respeite as sinalizações de trânsito”, porém encontramos motoqueiros sem capacete a as vezes com a família inteira na moto, caminhonetes com carrocerias baixas carregando animais e pessoas, o hábito de jogar lixos na rua é normal, também em quase todas as saídas das cidades muito lixos na estrada, parece que não existem aterros sanitários, mas o povo é muito acolhedor, sempre que precisamos estavam a disposição para nos ajudar,  talvez pelo fato de não haver transporte público, tem muitas motos e também moto-táxi, todas elas possuem várias praças com uma segurança enorme e a vegetação apesar de ser época de seca em geral todas as árvores  estavam sem folhas, contrastavam com os ipês amarelos floridos.
Primeira noite passamos em Bom Jesus-PI, passamos por Alvorada da Gurguéia onde conhecemos a casa da D. Mujica, senhora de 78 anos lúcida e querida, mora lá desde os anos 50, mostrou seu sítio onde desfrutamos de um pomar com vários cajueiros que até colhemos direto do pé, uma fruta muito saborosa e suculenta, tinha um pica-pau igual ao do desenho, ficamos encantados com ela e seu modo de vida tranqüilo, ao lado mora o filho dela que na sua propriedade foi feito o primeiro poço artesiano do Brasil segundo o que ele informou, isso foi nos anos 70. Depois em Canto do Buriti paramos para compras no mercado e até São Raimundo Nonato andamos 110 km numa estrada que deveria ter cinco ou seis curvas, o restante só retas.
Quando chegamos constatamos um fato triste, por ser a cidade mais próxima de um ponto turístico conhecido mundialmente não tem uma central de atendimento ao turista, procuramos pela cidade e alguns comerciantes indicaram a D. Socorro que tem uma loja no centro da cidade Help Confecções, ela que faz um trabalho de divulgação do Parque, isso informalmente e voluntariamente, mais para ajudar quem chega na cidade, inclusive ligou para seus conhecidos para arrumar um local seguro onde ficaríamos, agradecemos imensamente essa pessoa que não visou interesse próprio. Estamos decepcionados com o poder público. Após conversarmos com vários moradores para saber como era o sistema de passeios no parque, só ouvimos a seguinte resposta, só com guia, ai perguntava novamente com conseguir falar com um guia, pois não tinha local para isso, depois descobrimos que os hotéis entravam em contato com eles, falamos com alguns, mas informações eram sempre por telefone, como saber qual tipo de passeio era o melhor se não tínhamos nem um folheto, por fim conseguimos contato como um guia por telefone que disse que o valor era tabelado de R$120,00 a diária, e como nosso carro não tinha lugar ele iria alugar uma moto para ir à frente e nós deveríamos pagar mais R$20,00 de gasolina, sendo assim gastaríamos R$190,00 para um dia de passeio, lógico que não fechamos, depois de muita luta encontramos numa pousada um professor de Petrolina que iria fazer o passeio no dia seguinte com seus alunos, como tinha vaga entramos junto no grupo, assim ficou mais barato, pagamos R$50,00 para os dois.
No parque conhecemos o cartão postal do parque, a pedra furada e muitas pinturas rupestres, realmente o parque é maravilhoso, o Parque Nacional Serra da Capivara é um gigantesco museu a céu aberto com animais, plantas e paisagens impressionantes. Possui mais de 800 sítios arqueológicos com pinturas rupestres, fósseis humanos e de animais já extintos, criado em 1979 pela equipe da arqueóloga Niéde Guidon, o parque precisa de pelo menos 10 dias para conhecer bem, como não é o nosso objetivo conhecemos apenas o mais importante, no final da tarde passamos no povoado do barreirinho, numa fábrica de cerâmica serra da capivara que faz peças inspiradas nos desenhos rupestres, ali a Jô tentou fazer uma peça que depois ganhou de presente do funcionário Josias que orientou ela. Ainda no retorno paramos na casa de um senhor para apreciar vários pássaros exóticos que estavam numa mangueira. Também na cidade visitamos o museu do Homem Americano e conhecemos duas araras moradoras do museu, pagamos R$10,00 por pessoa e no centro tomamos um suco de uma fruta que é originariamente da região chamado Umbu e o suco é chamado de Umbuzada.
Queremos agradecer as seguintes pessoas: Na pousada Zabelê o Luiz que nos ajudou com os guias e o Paulo que sugeriu o suco de Umbu, também os José Neto e o Volnei do Hotel Bela Vista que nos ajudaram bastante.
A população da cidade está sofrendo muito, conforme informações dos moradores a +ou- quatro anos atrás parou o fornecimento de água potável, agora eles recebem uma água salgada que vem de um reservatório e não é boa para consumo, apenas para banho e limpeza, para o resto tem que comprar água mineral, imagine o custo para este povo, mesmo assim a cidade tem uma festa do padroeiro que é de 09 dias, muito bonita, vem moradores de toda a região.
Resumindo o parque é importante, mas não recebe ajuda de custo suficiente para manutenção e para novas pesquisas do poder público, soube que o Aeroporto da cidade faz 17 anos que era para ficar pronto.

Passaremos mais uma noite aqui e depois vamos para Teresina.