BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Expedição Raio X das Américas - Belém - PA

Belém - PA

11/09/15 à 17/09/15
Saímos de São Luis rumo a Belém, pegamos o ferry boat, pagamos R$81,00 para o carro mais  os passageiros, era enorme e demoramos aproximadamente 01:30min, andamos mais 70km até a cidade de Pinheiros, passamos em Santa Helena onde paramos para conhecer e provar a fruta jambo, muito saborosa tem várias árvores pelo caminho, depois passamos por Santa Maria, Maracaçumé, Boa Vista, Gurupi, Capanema, Castanhal e finalmente Belém, num percurso de 550km. Estávamos procurando um lugar para ficar quando uma Senhora nos abordou oferecendo ajuda, D. Dora Dourado é uma tradicional moradora da cidade e deu várias informações, foi muito atenciosa conosco, ficamos assustados quando ela falou sua idade, tinha 83 anos e esta totalmente lúcida e ainda muito ativa. Como não tivemos êxito, saímos andando procurando outras opções, quando sem querer passamos na frente a sede do Club do Remo que estava uma muvuca e resolvemos ver o que era, pois estavam vendendo ingressos para o jogo que seria no domingo e então falamos com o Diretor de Marketing que nos convidou para assistir ao jogo que seria no Mangueirão, lógico que aceitamos, logo depois encontramos um Hostel, fomos recebido pelo proprietário João onde explicamos sobre nossa expedição e ele falou que gosta muito de viajar e pretende fazer algo semelhante, foi muito generoso pois liberou o estacionamento e utilizar as instalações do Hostel sem custos. Queremos falar um pouco do Hostel Amazônia que está localizado na Av. Gov. José Maicher, 592, site www.amazoniahostel.com.br, ele está num local privilegiado, central e bem próximo da Basílica de Nazaré, é uma casa histórica bem conservada com ambiente familiar, oferece cozinha, lavanderia, quartos coletivos duplos e individuais, internet, ar condicionado e tv a cabo, aprovamos a qualidade dos serviços, agradecemos pela grande ajuda que recebemos e pela amizade que fizemos com o João, pessoa simples e querida.
Assim que nos instalamos e tomamos um bom banho, pois o calor de Belém é terrível, depois fomos passear pelo centro da cidade, a noite conhecemos um pessoal muito bacana do Amapá que estavam no Hostel, no dia seguinte começamos a conhecer a cidade, inicialmente fomos na Praça da República conhecida pela sua grande feira, lá encontramos vários artesanatos e tomamos alguns sucos de frutas da região, seguimos para Basílica de Nazaré onde é o final do Círio de Nazaré que ocorre em outubro, há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus. Em seguida fomos para o Parque Zoobotanico, conhecido como Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Governo Federal. Desde a sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região. Tem uma amostra das espécies de árvores da Amazônia e também vimos vários animais como o bicho preguiça, cotias, araras, guarás, macacos, onças entre outros, um bom lugar para passar uma tarde tranquila, muitas famílias estavam por lá, o ingresso e R$ 2,00 por pessoa. Conhecemos também o Parque da Residência que foi a residência oficial dos governadores do Pará a partir de 1934. “Teve como primeiro morador Magalhães Barata. Mas o prédio já havia sido lar dos governadores Enéas Martins (1913-1917) e Lauro Sodré (1917-1921)”, é um espaço para os moradores de Belém, pois tem um orquidário, coreto e um teatro, muito limpo e belo.
Fizemos todos estes passeios a pé e quando estávamos retornando para o Hostel encontramos uma local onde vende polpa de açaí, entramos para conversar com os donos que prontamente nos deu uma aula de como extrair a polpa, o processo deles é muito higiênico e eles tem o selo de qualidade do produto, o processo é da seguinte maneira, primeiro eles fervem a 80 graus o fruto, depois é colocado numa máquina semelhante a descascador de batatas, que retira a polpa separando o caroço, ofereceram para experimentarmos o produto in natura, é muito delicioso, porém um pouco amargo, com esta polpa que o pessoal faz sorvetes, sucos e sobremesas acrescentando açúcar e outros ingredientes, também é usado para acompanhar vários alimentos, inclusive frutos do mar.
No final da tarde fomos ao estádio do Mangueirão para assistir o jogo do Remo contra o Vilhena de Roraima, o Fábio deu convites para as cadeiras e nos orientou para ir do lado B para ter uma visão geral da torcida, porque a expectativa era de casa cheia. Realmente ficamos admirados com tanta gente, tinha +ou- 35 mil pessoas, considerando que o Remo já estava classificado e sendo um jogo da série D do campeonato Brasileiro contra um time desconhecido, a explicação é apenas uma são fanáticos os torcedores de Belém, ah o jogo terminou 3x0 para o Remo.
Conhecemos também, o Forte do Presépio, a Casa das onze janelas uma construção antiga, Catedral da Sé, local do inicio do Círio, “A Catedral Metropolitana de Belém ou simplesmente Catedral da Sé é a sede da Arquidiocese de Belém, na cidade de Belém do Pará e parte integrante do complexo histórico e religioso da cidade velha, denominado Feliz Lusitânia”, Mercado do Peixe, tradicional com uma variedade enorme de peixes, Feira do Ver-o-peso, “a imensa feira livre às margens da baía do Guajará reúne centenas de barracas de frutas, peixes, ervas medicinais, temperos, doces, essências, artesanato...” onde comemos um delicioso peixe com açaí e farinha e provamos mais três frutas da região, Estação das docas, é um espaço revitalizado do antigo porto, com boa gastronomia, Mercado da carne, normal como outros.
Neste dia passamos na Igreja do Rosário, antiga, mas normal, em seguida fomos para o Polo Joalheiro, “o Espaço São José Liberto é uma referência de território criativo e turístico de Belém do Pará. O prédio principal data de 1749, abrigando o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela”. Portal da Amazônia é uma área de lazer a beira do rio Guamá com pista para caminhadas, quadra de esportes, um local bem novo e bonito, depois seguimos para o Mangal das Garças e fomos surpreendidos pela beleza, limpeza e os animais que estão lá são impressionantes, podemos ficar bem próximos deles, encontramos garças, iguanas, tartarugas, guarás, tuiuiú, borboletário e um mirante que tem vista para a cidade e um papagaio incrível, um grande passeio para ficar o dia todo apreciando os animais, este local não paga para entrar, apenas se quiser entrar em alguns espaços fechados.
Visitamos o Theatro da Paz que já foi considerado o melhor da América Latina, tem um camarote que era especialmente para o Imperador e nunca usou. “O Theatro da Paz foi fundado em 15 de fevereiro de 1878, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região”. Belém viveu um significativo processo de transformação socioeconômico nesse período, chegando a ser chamada de “A Capital da Borracha”. Em nossa opinião realmente é o mais belo que conhecemos.
Visitamos o Bosque Rodrigues Alves “O Bosque Rodrigues Alves, inspirado nos Bois de Bologne (Bosque de Bolonha), em Paris, é um pedaço da floresta Amazônica preservada no meio da cidade. É formado por uma floresta primária de terra firme preservada desde o final do século XIX e apresenta uma grande diversidade de espécies animais e vegetais característicos deste ecossistema”.

Belém é uma cidade muito grande, tem um transito caótico, o pessoal gosta de buzinar muito, devido a umidade o calor é intenso, tem diversos Parques e por sinal belos, a religião é muito forte, durante o Círio a cidade para, encontramos muito vendedores ambulantes, que vendem de tudo até refeição na rua, a gastronomia é grande e diversa, tem Pato no Tucupi, Maniçoba, Peixe com Açaí, entre outros, sucos de várias frutas exóticas, como Cupuaçu, Bacuri, Taperaba entre outros, em resuma uma cidade que recomendamos.



Balsa



Caminho



Sede do Remo




Amazônia Hostel



Cidade




Praça da República




Basílica de Nazaré





Museu Emílio Goeldi



Parque da Residência


Boutique do Açaí







Jogo do Remo


Forte do presépio



Catedral da Sé




Feira do ver-o-peso


Mercado da carne


Mercado do Peixe



Estação das Docas



Pólo Joalheiro



Portal da Amazônia


Praça do Relógio







Mangal das Garças








Theatro da Paz



Bosque Rodrigues Alves


Pessoal do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário