BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Expedição Raio X das Américas - Serra da Canastra - MG

Serra da Canastra - MG

Saímos de Holambra - SP dia 01/06 passamos a noite em nossa barraca num posto 24 horas em São Sebastião do Paraíso – MG, chegamos em São Roque de Minas 433 km que é a cidade de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, no dia 02/06 à tarde e fomos visitar o parque para conhecer a nascente do rio São Francisco pagamos R$8,00 de ingresso, até chegar na portaria a estrada era ruim e depois ficou péssima, iríamos subir até a parte alta da cachoeira Casca D’Anta, mas fomos aconselhados a desistir, então fizemos um lanche lá em cima e retornamos para São Roque, como não tinha nada na cidade seguimos para frente, passamos por Vargem Bonita logo depois na estrada tinha uma placa indicando uma cachoeira com nome de Chinela, como estava chovendo muito e era apenas 3 km resolvemos ir até lá, mas no caminho a estrada estava muito ruim e o carro acabou deslizando e ficando de lado numa descida e não segurava nada, foi um sufoco então retornamos de ré, desistimos e seguimos para a próxima cidade São José do Barreiro onde encontramos uma pousada chamada Flor da Serra e negociamos para usar um banheiro e o estacionamento para nosso carro, pagamos R$15,00, fomos bem atendidos pela Marília a pousada era muito agradável tinha até cozinha comunitária que pudemos utilizar. Esta cidade é um distrito de São Roque, tem +ou- 150 habitantes com cinco quadras apenas, saímos à noite e não tinha praticamente ninguém, fomos numa mercearia bater um papo e depois em outro local, uma pousada, padaria e restaurante tudo junto e muito simples o dono se chama Paulo, um rapaz simpático é de SP e, foi pra lá para buscar sossego.
No dia 02/06 fomos conhecer a cachoeira Casca D’Anta na parte baixa, pagamos R$8,00 o ingresso, muito alta e bonita, lá encontramos um casal de Florianópolis, ela tem sua mãe que mora em São José dos Pinhais e ele é um alemão que esta no Brasil há 12 anos, casados e tem um filhinho de sete meses, depois fomos fazer a trilha para parte alta da cachoeira, estava escrito que era difícil e realmente é, subimos em 01h30min e descemos em 01h20min. Procuramos mais informações sobre a famosa pousada da Vanda que fica no vale da babilônia que foi indicação do nosso amigo Carlo Bandeira de São José dos Pinhais, soubemos que era a 25 km e a estrada estava boa, fomos mal informados, pois era muito ruim, sorte nossa que estamos de 4×4, mas a descida da serra branca foi assustadora, chegamos à noite jantamos na pousada e pedimos para usar o estacionamento para dormirmos, pela manhã tomamos o café na pousada, pagamos por tudo R$80,00 (uma facada), esta pousada é a pioneira da serra tem muito tempo, lá tem fotos de vários famosos inclusive do Aécio Neves, pois é um ponto de encontro de motoqueiros que fazem trilhas pela serra, vem gente de vários estados, a janta foi típica mineira feita no fogão a lenha, sobremesa foi doce de leite feito na hora com queijo branco, tomamos o café da manhã a moda mineira.

Encontramos 03 motoqueiros que chegaram à noite, Renato de Uberaba e Pablo e Clodoaldo de Curitiba, pessoal divertido, o Clodoaldo de 63 anos, mas muito jovem de corpo e mente que gostou tanto de nós que nos presenteou com um livro sobre sua viagem que fez para Ushuaia na Patagônia, o Pablo divertido e o Renato atencioso ele que estava orientando o pessoal durante a viagem. Dia 04/06 saímos rumo a Araxá e no trajeto passamos para visitar a cachoeira do Quilombo pagamos R$15,00 de ingresso, cachoeira maravilhosa, passamos por varias cidades e vilarejos, Ponte Alta, Olhos D’Água onde abastemos no único posto da região e trocamos nossos refrigerantes quentes por gelados, Delfinópolis, Vellano, Sete Voltas, Sacramento e depois Araxá.