BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Expedição Raio X das Américas - Lençóis Maranhenses - MA

Lençóis Maranhenses - MA

05/09/15 à 09/09/15
Quando saímos de Parnaíba-PI a idéia era chegar em Barreirinhas no mesmo dia, como o nosso GPS deu à louca seguimos através de informações, infelizmente pegamos várias estradas erradas, pois o pessoal não sabe falar em km, apenas horas, exemplo demora 4 horas até lá, ai perguntamos quantos km dava, nunca sabiam informar, pegamos uma estrada muito ruim cheia de buracos sem sinalização, estreita demais e quando anoiteceu já estávamos desesperados e só encontrávamos cidades pequenas e que não passavam confiança para pernoitar, até que achamos um posto na entrada da cidade de Chapadinha-MA e conseguimos um posto muito grande com tudo que precisávamos, inclusive tinha um telão passando o jogo e muitas pessoas se divertindo, e como é normal nessa região com o som do carro altíssimo, noutro dia seguimos viagem e paramos num povoado para conversar com o pessoal, como vimos muitos pés de coqueiros e frutas queríamos saber o que era, chegamos numa casa de barro e logo fomos convidados para entrar, a casa era toda de barro com telhado de palha e não tinha forro, muito ventilada, perguntamos sobre as plantações informaram que eram pés de cocos e que era nativo da região e eles colham para vender, mas como o preço esta muito baixo agora eles estão utilizando para fazer carvão, perguntamos sobre a família e veja como é a situação, a mulher tinha apenas 38 anos com oito filhos e seis netos, saímos e após muitos erros para achar o caminho certo conseguimos, então passamos por São Benedito e depois Urbano Santos até chegar a tarde em Barreirinhas.
Procuramos um lugar para nossa estadia e encontramos o posto Sebite 24 horas, do Dedé e Keilizete, que fica bem próximo do centro, é um posto muito movimentado devido à qualidade do atendimento e fomos muito bem atendidos. Na mesma tarde soubemos que tinha um riachinho próximo para banho, como estava muito quente não pensamos duas vezes, realmente e água era bem fria e transparente, lá encontramos um pessoal de Belém-PA, Silvana e Abisai, bem receptivos que deram várias informações de Belém, à noite fomos para o centro pegar informações de passeios, como sempre fazemos os principais e após pesquisas em várias agências, encontramos preços para os dois passeios que faríamos, Lençóis (R$70,00) e Caburé (R$80,00), mas conseguimos negociar e fechar os dois por R$50,00 cada, a cidade estava lotada de turistas.
No outro dia faríamos o passeio à tarde, acordamos bem cedo e fizemos um passeio sozinho pela manhã, esse passeio é pelas agências, mas pegamos informações e chegamos lá, porque nosso carro é 4x4, esse passeio é o circuito Cardosa, consiste em descer o rio de águas cristalinas de bóia por uma hora, quando chegamos lá tinha vários rapazes se oferecendo para guia cobrando R$25,00, não aceitamos e fomos direto alugar as bóias R$3,00 cada e nos incluímos num grupo muito bacana de São Luis e assim dividimos o preço do guia, o passeio foi espetacular.
À tarde fomos fazer o primeiro passeio e o mais famoso que é o Circuito Lagoa Azul nos grandes Lençóis, vai de caminhonete traçada, todos na carroceria tipo pau de arara, entra pela vegetação por 45 minutos até chegar às dunas, este trecho é realmente com muita emoção, pois não é estrada e sim areia muito fofa e o piloto tem que ser bom mesmo, eles esvaziam os pneus para não atolar e vai o tempo todo sacolejando muito, chegando lá tem que subir uma enorme duna para enfim avistar as lagoas, preguiça, esperança e a mais famosa a lagoa azul entre outras, todas com água transparente e morna, tomamos um banho e saímos desbravar as dunas, apesar do sol estar forte não sentimos muito o calor, no final da tarde subimos novamente uma duna bem alta para avistar o por do sol defronte para uma lagoa. Recomendamos ir de roupa de banho, levar protetor, chapéu e muita água, este passeios é um grande espetáculo da natureza, valeu muito a pena, as agências passam nos lugares combinados para pegar o pessoal. À noite fomos passear pelo píer do rio preguiça um lugar tipicamente para turistas com vários restaurantes, lanchonetes e muitas músicas ao vivo.
No outro dia o passeio era programado para o dia todo, passariam nos buscar as 08h30min, mas chegaram as 09h30min e até entrar no barco era passado das 10, esse é o circuito Caburé, o trajeto é de barco pelo rio preguiça, primeira parada é o povoado de Vassouras onde tem lojas de artesanatos, lanchonetes e os famosos macaquinhos que vem comer na mão, a outra parada é em Caburé onde tem apenas restaurantes, é uma espécie de península, de um lado é o rio do outro o mar e as dunas estão soterrando as construções e logo desaparecerão, aproximadamente 400m de areia e dunas, o almoço não está incluso no passeio e por sinal muito caro, mas como somos precavidos levamos nosso lanche, de lá saímos para o farol de Mandacaru, subimos 160 degraus para ter uma vista de toda a região, a informação é que dava para ver os lençóis, mas não dava estava muito distante, apenas podemos avistar a areia branca, porém a vista como um todo é muito bonita, depois retornamos de barco e nos levaram até o nosso local combinado, bom este passeio recomendamos para quem gosta de tranqüilidade e pouco esforço, pois para nós ficou a desejar, nada de novo era como ir num hotel e ficar na beira da piscina.
Barreirinhas é uma cidade pequena, segura, tem um artesanato que é feito com a palha do buriti muito bonito, mas novamente encontramos o problema com o lixo, o pessoal joga descaradamente tudo na rua e não encontramos lixeiras pela cidade, muitos motoqueiros e também não tem o hábito de usar capacetes e ainda anda a família toda na mesma moto. No posto que estávamos o movimento era intenso de caminhonetes que fazem os passeios, pois todo dia tem que encher os pneus, outro detalhe importante, em todas as panificadoras vendem pães muito barato, qualquer tipo de pãozinho é cinco por R$ 1,00, a água da cidade não é potável, um alerta, o passeio pelas dunas realmente não é possível fazer sozinho, pois o caminho é muito difícil e tem que estar preparado, encontramos uma coisa que chamou nossa atenção, os jovens com mais de 20 anos tem rosto de adolescentes (crianças). Passamos bons momentos em Barreirinhas.