BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Expedição Raio X das Américas - Boa Vista - RR

Boa Vista - RR

03/10/15 à 06/10/15
Saímos cedo de Manaus rumo a Boa Vista aproximadamente 750 km, passamos por Presidente Figueiredo a cidade das cachoeiras paramos para conhecer e após algumas horas chegamos à região da Reserva Indígena, a estrada é fechada a noite pelos Índios e corta a reserva por 120 km, quando estávamos em Manaus o pessoal contava várias histórias que não podia fotografar, abrir os vidros e que era muito perigosa, passamos e não aconteceu nada tudo tranqüilo, comprovamos que era apenas invenções, esta parte da estrada é floresta amazônica pura intacta, mas como estava muito calor sentimos o desgaste da viagem então resolvemos parar em Rorainópolis cidade de 27mil habitantes, a segunda maior do estado, conhecemos a cidade e a noite assistimos a um show de uma dupla regional num posto de combustível e fomos presenteados com um CD pelo diretor da rádio que estava organizando e no domingo chegamos em Boa Vista. No primeiro dia procuramos um casal que nos indicaram o Walquimar e a Joelma, para pegar algumas informações foram bem atenciosos e depois rodamos um pouco pela cidade, passamos um dia tomando banho no Rio Branco que corta a cidade e comemos um delicioso dourado, neste local conhecemos um casal super bacana, o Diego e a Joanna, foram tão simpáticos que resolveram fazer um tour pela cidade conosco e quando percebemos já estávamos jantando na casa deles, conhecemos sua família e ainda nos convidaram para passar a noite, recebemos diversas dicas sobre a Venezuela, um pessoal que não vamos esquecer tão logo, foram de uma gentileza incrível, no último dia passeando pela cidade encontramos dois motoqueiros que por coincidência um era de Brasília e outro de Campo Largo o Luiz e o Célio, conversamos muito sobre histórias de viagens, depois entramos em contato com um guia indicado pela Joelma para fazermos passeios na Venezuela, conhecemos o shopping e fizemos compras no mercado para o dia seguinte sairmos cedo ruma à fronteira, jantamos na casa da Joelma. Chegamos em Pacaraima na fronteira 215 km de Boa Vista e iniciamos a nossa liberação e do carro, a nossa apenas o passaporte, tudo certo, do carro exigem um nada consta do Detran, lá mesmo na cidade solicitamos e pagamos R$31,13, depois o seguro carta verde R$90,00, mais o certificado do veiculo e carteira de habilitação, tudo com uma cópia de cada, fizemos um câmbio de 1 por 160,00, fomos abastecer, como no posto todo dia tem uma fila de mais de 200 carros da região, tem que ir na frente da fila e falar com o guarda, pois com a autorização liberada ele passa na frente, daí seguimos para primeira cidade da Venezuela, Santa Elena de Uairen.

Gostamos muito de Boa Vista, é uma cidade limpa, o trânsito é muito bom, os motoristas respeitam as faixas de pedestres as avenidas são parecidas com as de Brasília, como a gasolina na Venezuela é muito barata cerca de R$0,50 o litro e tem um posto bem na divisa, o pessoal da região vai abastecer lá para depois vender no Brasil, as antigas caminhonetes pampas que tem um tanque grande ainda é muito utilizada por eles. O pessoal fala que 80% da população é de funcionário público, porque o estado tem mais de 500mil habitantes e em Boa Vista concentra a maioria, e tem muitos órgãos federais. O custo de vida é muito elevado tudo é praticamente o dobro em relação aos outros estados.