BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Expedição Raio X das Américas - Equador

Equador

01/12/15 à 06/12/15
Saímos de Ipiales passamos a fronteira e seguimos direto para Quito, documentação tudo certo, não necessita fazer seguro do carro, a moeda deles é o dólar americano.
Em Quito partimos direto para o Centro Histórico com muitas Igrejas, destaque para a Basílica muito bonita, estacionamos o carro e conhecemos todo o Centro Histórico a pé onde encontramos um ônibus com som alto e várias pessoas dançando, este ônibus chamam de chivas, pois é turístico, depois subimos o cerro El Panecillo com 3.000m de altitude e que tem uma estátua de alumínio de uma santa La Virgem de Quito tem uma vista panorâmica da cidade, mais tarde partimos para o ponto turístico mais visitado do Equador que fica na cidade Mitad Del Mundo, onde se encontra o monumento da linha do equador, é onde a terra está dividida entre o norte e sul, um local com várias lojas de artesanatos, como sempre caros, e muitos turistas. Outro ponto turístico importante é o teleférico de Quito que está a 3.100m de altitude e que sobe ao cerro Cruz Loma a 4.100m de onde tem uma vista total de Quito e de outras cidades próximas e depois é possível fazer um trekking até o vulcão Rucu Pichincha (Rucu em Quíchua significa Dormido) que está inativo a 5.000m de altitude, claro de não perdemos a oportunidade de subir, importante, devido estar muito tempo na altitude não sentimos nada. Outro local famoso é o El Crater que é uma cratera de um vulcão inativo a mais de dois mil anos e é a única cratera do mundo habitada, chegamos lá foi uma decepção, pois a estrada é ruim e pensávamos que tinha uma vila, mas encontramos apenas alguns moradores que tem suas terras para plantio, constatamos que se trata apenas de uma propaganda enganosa, pois nada se parece com uma cratera e não tem nada de bonito, infelizmente.
Durante nosso caminho para o sul paramos para visitar a Laguna Quilotoa e depois o Parque Nacional Cotopaxi, que tem vulcão do mesmo nome, mas não conseguimos entrar porque o vulcão está ativo e o parque foi fechado por medida de segurança, mesmo assim chegamos bem perto e constatamos a sua beleza e muitas fotos.
Passamos por Baños, uma cidade muito turística que tem o vulcão Tungurahua com altitude de 5.016m que também está ativo, depois de conhecer a cidade subimos um cerro que fica em frente ao vulcão, lá tem um mirante chamado de Ojos Del Vulcan e o paradeiro Tio Gen em Las Antenas que fica a 2.600m de altura, os proprietários são Nelly e Manuel eles tem um restaurante e estão construindo uma pousada, este local é incrível você fica de frente com o vulcão, cercado por vários cerros e pode avistar toda a cidade, ficamos uma tarde toda admirando a natureza que parece ser uma pintura. Jantamos no restaurante uma truta deliciosa com patacom, arroz, ensaladas, papas e suco de amora. Aventuras e desafios são sempre nossos objetivos, então não pensamos duas vezes e resolvemos passar a noite em nossa barraca ali mesmo, pegamos um frio terrível não sabemos quanto estava na madrugada, mas pela manhã estava 10 graus, mesmo assim não nos intimidamos, pois a experiência foi muito maior, pela manhã o vulcão estava expelindo vapor de água, e o Manuel explicou que quando isso acontece dentro de dois dias o vulcão entra em atividade, o Manuel é um agricultor e tem a missão de cuidar das antenas de TV e também monitorar o vulcão, ele tem um rádio para se comunicar com as autoridades da cidade para quando houver alguma alteração do vulcão.
Quando chegamos na cidade de Riobamba fizemos uma revisão no carro, comemos um lanche de bolinho de ancho (porco) e queso (queijo) muito saboroso, seguimos para a Reserva de Producción de Fauna Chimborazo, onde está o vulcão com seus 6.310m de altitude que é o nevado mais alto do mundo medindo desde o centro da terra, chegamos à base tivemos uma surpresa, não precisava pagar, estava um vento fortíssimo que levantava muita poeira e muito frio, colocamos nossas roupas apropriadas e partimos de carro para o primeiro refúgio, um local com toda infraestrutura, depois dali é possível fazer uma trilha até a laguna e ao segundo refúgio, quando chegamos percebemos que estávamos bem, então resolvemos subir um pouco mais, chegamos até 5.800m de altitude, depois seria apenas o cume, mas é proibido chegar lá, tem muito gelo. Pegamos um pouco de neve bem fraca, mas foi sensacional, avistamos vários animais e depois retornamos a base, trocamos de roupa e seguimos viagem, mais um grande desafio. No centro da cidade tem uma bela estação de trem que faz vários percursos turísticos e é muito conhecido, mas em nossa opinião é um passeio comum e caro, então não fizemos.
Seguimos viagem até Cuenca passando por várias cidades e pueblos, foi neste caminho que passamos por um sufoco, a estrada era numa serra a mais de 5.000m de altitude, pegamos uma neblina forte que a visibilidade era de +ou- 2 metros, mas graças a Deus deu tudo certo, também neste trecho vimos muitas mulheres serranas (senhoras típicas dos Andes também conhecidas por Cholas) pastoreando seus carneiros em penhascos e outras carregando de tudo nas costas tinha uma até com um tambor de 200litros cheio de pasto, elas são muito fortes e estão sempre vestidas com saias enormes e chapéu na cabeça. Cuenca é uma cidade grande e rica e com transito caótico, conhecemos também o Centro Histórico e passamos a noite lá.
Saímos cedo de Cuenca rumo à fronteira com o Peru, passamos por uma região linda com cerros de pedra de diversas cores, vimos muitos porcos com coleiras iguais a cachorros, comemos na serra um pastel gigante com suco, e em alguns pueblos vimos expostos porcos inteiros para venda de uma maneira diferente, você pede a parte que deseja comer e eles cortam na hora, depois de muitos km chegamos a fronteira, muito organizada e foi fácil nossa saída do Equador.
O país é muito limpo, têm estradas boas com pedágio barato, o custo de vida é elevado provavelmente por ser em dólar, pareceu ser um país financeiramente bom, as pessoas sempre atenciosas e educadas inclusive os policiais, turisticamente tem poucas opções, talvez por ser muito pequeno, mas adoramos a passagem por lá, conhecemos a cultura deles que é desconhecida pela maioria dos Brasileiros por não fazer fronteira com o Brasil.
Recomendamos passar alguns dias no Equador, suas paisagens são belíssimas.