BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Caminho de Itupava...2007

Neste passeio (trilha) convidamos alguns participantes do nosso Grupo Vida Legal...
Em 1º lugar pesquisamos sobre o local...em seguida mandamos o convite...
Meu marido que bolou o convite e nós só demos algumas pinceladas...
O convite ficou jóia.
Alguns conselhos para os participantes da trilha...
Leve apenas o necessário
1 conjunto de moletom (caso esteja frio)
2 ténis mais surrados e bem confortáveis (porque vai sujar e talvez molhar)
roupa de banho
Uma roupa de verão (como bermuda e camiseta)
acondicionar as roupas em sacos plástico (pois pode chover e molhar)
capa de chuva
água
comidas (o necessário)
barra de cereal
Não deixe sua mochila muito pesada, pois é você quem vai carregá-la, então muita calma ao arrumá-la.
Máquina fotográfica
óculos de sol
boné ou chapéu
saco de lixo
protetor solar e repelente
Levar algum dinheiro para eventualidades e também para a condução da volta.
Nós levaremos os apetrechos de 1º socorros e outros que achamos necessários para tudo ocorrer perfeitamente ...na medida do possível.
Resolvemos ir por Quatro Barras...então marcamos de as 4:30 da madrugada nos encontrar na nossa casa , pegamos o ónibus Pedro Moro(SJP) , onde paramos no terminal do Guadalupe(Ctba) e pegamos o ônibus que nos levaria a Quatro Barras , chegando no terminal de Quatro Barras pegamos o Borda do Campo e descemos no ponto final...início da trilha...na volta se desse tempo voltaríamos de trem...
O ponto inicial da caminhada é Quatro Barras, a 30 km de Curitiba pela Br 116 ( sentido Curitiba a São Paulo)
Existe uma linha regular de ónibus para Quatro Barras no terminal Guadalupe(Ctba) e em Quatro Barras é só pegar o Borda do Campo e ir até o ponto final, e o Centro de visitantes funciona mesmo nos finais de semana e feriados das 8hs às 18hs.

Para mais algumas informações vou deixar postado o telefone da Prefeitura de Quatro Barras...(41)3671-8800
A travessia do Caminho de Itupava leva mais ou menos 7 hs em média , e existem trechos de dificuldade moderada, mas não é um passeio muito leve...por isso cada pessoa deve avaliar bem seu condicionamento físico antes da aventura.
Temos que andar sempre em grupos.
Não há infra estrutura...por isso leve o que achar necessário.
O Caminho de Itupava tem no total 22 km.
Percorrer o Caminho de Itupava entre o município de Quatro Barras e Morretes (PR) Região da Serra do Mar não é apenas fazer uma trilha é também vivenciar a História da Colonização Paranaense.
O caminho é uma trilha Jesuíta de 22 km, e no percurso podemos observar figueiras com mais de 50 anos e samambaias centenárias...muitas orquídeas, bromélias e borboletas...
Passamos pelo Rio Ipiranga e por caminhos de pedras feitas pelos colonizadores, passamos pelo Santuário Nossa Senhora do Cadeado e a casa do Ipiranga.
No início da trilha passamos por um centro de atendimento (IAP), onde temos que preencher uma ficha onde é registrado o horário da entrada na trilha e o local de acesso...assim com estas informações os monitores podem verificar se fizemos todo o trajeto no horário previsto ou se eventualmente houve algum problema e o resgate se faz necessário.
Fizemos todo o trajeto, e foi muito gratificante...pois além de conhecer e aprender um pouco mais...desfrutamos dessa maravilha que a natureza nos proporciona.
Na volta , devido ao atraso do horário previsto, tivemos que pegar carona até a rodoviária e pegamos um ónibus direto para Curitiba...e daí um para São José dos Pinhais, onde moramos...
Valeu por tudo...pelo companheirismo do pessoal, pela trilha e pelas muitas risadas e tombos...hehehehe
Chegamos em casa por volta das 23 hs....
Faremos novamente essa trilha, pois é surpreendente!!!!
Valeu pessoal...


























































Trilha



O almoço















Umas das muitas cachoeiras


















Cadastro para o IAP





























5 comentários:

  1. Boa tarde galera... Meu nome é Mariana, sou estudante e estou cursando o último período de Turismo. Aficionada pela natureza, meu tema de TCC é “O Caminho do Itupava como Atrativo Turístico”, onde venho levantando os pontos positivos e negativos que o caminho possui ao longo de sua história, assim como propostas de melhorias para consolidá-lo realmente como atrativo. Estou tendo que fazer a pesquisa em campo para verificar se as minhas propostas são viáveis. Portanto estou aplicando um breve questionário aos frequentadores do Caminho! Peço ajuda e colaboração para quem puder preenchê-lo. Qualquer duvida estou a disposição e desde já agradeço a compreenção... Paaaz!

    https://docs.google.com/forms/d/1Xox1MFuFTFQP55Xo1tDVQZ7fAgUM6DsC7huk7SIII20/viewform?usp=send_form

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Marina
    Favor enviar por e-mail o questionários que teremos o prazer em responder marin_josiane@yahoo.com.br.
    Marcos e Josiane.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!!

    meu nome é ana, tenho interesse em conhecer esse caminho, gostaria de saber se muito ingrime, ou se e tranquilo ja que levaremos uma adolescente de 11 anos junto, e se conseguimos fazero caminho e aproveitar toda a natureza que ele proporciona. Tambem se não der tempo de voltarmos se conseguimos um lugar tranquilho pra acampar. enfim se esse trajeto é mesmo seguro. aguardo contato meu email. atmfloripa@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, você tem que avaliar se a adolescente tem condições de fazer o trajeto, saindo cedo da tempo tranquilo, quanto a segurança não tivemos problemas, mas é relativo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, acredito que sim, já fizemos com crianças de 13 anos.

    ResponderExcluir