BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

DESERTO DO ATACAMA-CHILE.

Viagem ao Deserto do Atacama- Chile.    Dez 2009.

Neste ano que passou ( Dez 2009 ) resolvemos fazer uma viagem para o Deserto do Atacama no Chile , passando pelo Norte da Argentina.
Então ficamos uns meses antes para preparar tudo para nossa grande viagem.
Para uma viagem desta grandeza,teríamos muitas coisas para arrumar.
Os meses de Setembro, Outubro e Novembro ficaram curtos para nós...então depois de descobrirmos várias coisa que teríamos que correr atrás, começamos a nos mexer.
-Levar carro para oficina (regular tudo e deixar em ordem)
-acrescentar mais um triângulo e um cambão que são exigidos pela polícia de lá.
-1ºs socorros ( além de todos apetrechos necessários , teria que ter um lençol branco,também exigência da polícia.)
-Seguro Internacional contra terceiros-Carta Verde (este conseguimos na seguradora do nosso carro ,no valor de 90,00) mas depois que fomos passar a balsa pra Argentina , vimos que lá também poderia ser feito este seguro e custava mais barato (ofereceram para nós por 45,00)-Fizemos o passaporte ( não é tão necessário, mas na ida e volta da balsa , eles dão um papel onde marca a entrada e saída do país , se perder este papel, vc está frito...e se tiver o passaporte , eles carimbam e fica mais seguro) nós optamos pelo passaporte mesmo.
O passaporte é bem tranquilo...acesa o site da Receita, preenche o formulário, paga e liga para a Polícia Federal marcando um horário para acertar tudo; e dar entrada no passaporte.
Documentos exigidos- RG, CPF,Comprovante de endereço, Certidão de casamento, tudo com fotocópias.
A foto tirá lá mesmo, daí eles avisam quando fica pronto e pode ir buscar, ah tem que ser pessoalmente.
-Identidade atualizada
-CNH Internacional. Também tem um site, imprime e paga o boleto, daí vai no Detran ( tem que ser a pessoa mesmo...é bem rapidinho
-Roupas de calor, mas também de frio, pois iríamos conhecer lugares com grau negativo.
-comidas,tome cuidado que quando chegar para atravessar para outro país, tem que ter comida que não seja perecível.
-Máquinas fotográfica-filmadora-binóculo
-calçado- tênis e chinelos (lá tem muita trilha ,então se vc tiver uma botinha de trilha,vai usar com certeza)
-Barraca e apetrechos
-Guloseimas
-Dinheiro ...hehehe é lógico que tem que levar....( para facilitar, levamos todos trocados ...pesos chilenos-peso argentino)
-sacolas para lixos
-nosso carro- um gol.

A SAÍDA

Saímos no dia 19 de Dezembro , bem cedinho...era só alegria........
Carro já com o tanque cheio, tudo arrumado...era só fazer uma oração e que Deus nos acompanhe mais nesta viagem.
Pegamos a BR 116, passando por Porto União, União da Vitória daí cruzamos Santa Catarina até Santa Rosa no Rio Grande do Sul...

-Passamos a noite em Santa Rosa-Hotel Café Asteca -Bem familiar /com café da manhã ,banho e estacionamento...era tudo que precisávamos. Rua General Osório-próximo ao Polivalente...e bem perto da saída para pegarmos a balsa para atravessarmos para a Argentina...

A noite fomos conhecer um pouco da cidade, fomos em uma praça muito gostosa , tinha muitas pessoas ,pois o calor estava insuportável!!!
A dona da Pousada muito gentil,nos explicou bem certo como poderíamos chegar até balsa e os horários...Fomos dormir cedo para no dia seguinte continuarmos nossa viagem...

Passagem para Argentina...

Levantamos cedo,tomamos um café muito gostoso e seguimos viagem...
Íamos passar pela Aduana, para irmos para a Argentina...tudo vistoriado pela Polícia , fizemos a travessia...estávamos na Argentina.
Daí passamos por Posadas, Resistência, pegamos a estrada do Chaco ( que é uma reta enorme, que meu marido dirigiu quase o tempo todo em 5ª marcha) depois tínhamos que dar uma pausa e fomos dormir em Peña del Chaco...
-Hotel Familiar-( de Júlio César Bojanicb; Muito bom, com ar condicionado, café e estacionamento.
Aí vai o endereço do Hotel... Rua M.Moreno nº 488-

A noite saímos e fomos comer algo em uma praça ...enorme e cheia de atrações...lá fizemos um lanche ...cachorro quente, mas é diferente do nosso ...era o pão com duas vinas só aferventadas...bem simples...depois de comermos e conhecermos a cidade fomos dormir, pois a estrada nos espera...

Hotel que ficamos...

Nesta cidade tinha uma coisa muito absurda...motoqueiros de todas as idades,em todos os lugares, mas o principal é que eles andavam sem capacetes..e escutem só...a Polícia permite isto..
Acordamos cedo,tomamos café e rumo a Salta...

Estamos chegando em Salta....a entrada da cidade é maravilhosa!!!!
Salta é conhecida como a 7ª cidade mais importante da Argentina e esta a uma altitude de cerca de 1190 metros .
A província de Salta está situada no extremo noroeste do país. Compatilha as fronteiras com seis províncias e três países.
Ao Norte faz divisa com Jujuy e Bolívia, ao Leste com Paraguai, Formosa e Chaco, ao Sul com Santiago del Estero ,Tucúman e Catamarca e ao Oeste com Chile.
A província Saltenha tem um território variado, com vales temperados, selvas tropicais e desertos andinos.
Em 1º fomos procurar uma pousada para nos instalarmos...nos foi indicado um hostal chamado La Reyna, bem no centro , perto do teleférico...O pessoal de lá muito bacana, ficamos como se estivéssemos em nossa própria casa.
Guardamos nossas coisas, e fomos passear...queríamos conhecer a tão famosa Salta.
Fomos conhecer a Catedral.....é MARAVILHOSA... toda cor-de-rosa imaginem!!!!

E por dentro ...nossa é de tirar o fôlego.

Daí conhecemos o centro...muito bonito.
As praças de Salta além de lindas são enormes...e uma ao lado da outra...muito arborizadas, com lagos e muita, mas muita gente...hehehehe
A praça 9 de Júlio , tem muitas árvores frutíferas...e é muito grande.

Conhecemos o Convento San Bernardo; também subimos no cerro San Bernardo onde se pode ter uma vista panorâmica da cidade

Visitamos também o circuito do vales, neste circuito tem a Quebrada de Cafayate ou das conchas, onde fomos ver de perto...muito diferente, com morros altos lindíssimos...
Seguindo pela estrada que passa pelo rio das conchas, podemos apreciar formas fantásticas de montanhas formada por arenitos.

Fomos a garganta do Diabo, passando por um morro que é a casa dos louros ( tinham tantos papagaios ali...)depois o anfiteatro, montanhas em formas de castelos....tudo muito bonito.

Em Cafayate tem lojas de artesanatos e no caminho fomos visitar uma vinícola...o aroma do vinho e do carvalho nos entorpecia...

Esta vinícola com o nome de Vasija Secreta é a mais antiga do vale e fica a 1.700 metros em relação ao nível do mar, eles fabricam vinhos do tipo Malbec, Cabernet, Merlot e Torrontés.
Tivemos uma degustação...uhhhhhh..vinhos deliciosos...

Bem ...saímos de Salta e demos seguimento a nossa viagem...que ainda era longa e fantástica.

Saindo de Salta passamos pela província de Jujuy, esta província faz divisa a oeste com a Cordilheira dos Andes, ao noroeste com a Bolívia e ao leste e sul com a província de Salta...tem quatro grandes regiões nesta província do norte, uma das mais turísticas da Argentina, as Serras Subandinas, a Cordilheira Oriental-onde ressalta a Quebrada de Humahuaca a Puna e a zona dos vales.

A Patchamama (Mãe Terra) é das crenças a mais popular do mundo incaico e ainda é celebrada em Jujuy.

A homenagem principal é em agosto, nas moradias dos jujeños, quando faz um buraco e se oferece comida e bebida para a Mãe Terra.

Nossa cada lugar que olhávamos...tinha uma montanha diferente...das cores mais variadas que vcs podem pensar...tudo era maravilhoso e muito diferente...um espetáculo em cada km...

Mas adiante fomos parar em Maimará...chegamos anoitecendo e logo fomos procurar um lugar para ficar...a cidadezinha era bem pequena ,mas os morros eram MARAVILHOSOS...Achamos o Hosteling e por lá ficamos...Adivinhem o que aconteceu...

Chegamos no Hostel e como de costume ...o cordial oi....Holá..e não é que pessoal era brasileiro hehehehhe...qué suerte...quer dizer que sorte hehehe...eram daqui do PR e estavam morando e cuidando do Hostel de Maimará,pois foram passear por lá e se apaixonaram pelo lugar...

Hostel Flor de Maimará...pra lá de legal e o casalzinho incrível!!!

Conversamos muito...sobre Argentina,Chile e lógico Brasil...nos deram muitas dicas de turismo...e lá fomos nós.

TILCARA.

São Francisco de Tilcara, mais conhecida como Tilcara , é uma cidade da Província de Jujuy (Argentina) está localizada a 84 km da Província ao lado da Estrada Nacional 9 , e cerca de 2.500 metros acima do nível do mar.
A área possui paisagens montanhosas e ricas tradições indígenas, o que torna uma grande atração turística no noroeste da Argentina.
Possivelmente a maior atração de Tilcara é Pucará de Tilcara, as ruínas parcialmente reconstruídas de uma Pré-Inca de ' Pulcará " .
Está localizada a poucos km de da cidade, numa colina com uma vista impressionante do Vale do Rio Grande.
Pulcará de Tilcara é uma fortaleza construída pelo Tilcara em um ponto estratégico para a Quebrada de Humahuaca, na Província de Jujuy.
Esta localizada numa colina a 80 metros do Rio Grande que termina a 2.450 metros acima do nível mar.
Era um lugar para se defende contra ataques.

PURMAMARCA

Em Purmamarca fomos ver uma das belezas mais importantes : O Cerro das Siete Colores, famoso por ser um morro multicor...é fantástico...aconselham irem ver ele bem de manhã, ainda quando o sol está nascendo...é lindo, aparece mais de siete colores...muito mais...Lindo...Lindo...

Passamos pelo marco de Trópico de Capricórnio....Fantástico...tinha escutado sobre o Trópico na escola,a gora imaginem passando pela linha dele...incrível!!!HUAMUHACA
A Quebrada de Humauhaca é um vale Andino e foi nomeada ¨Património Cultural da Humanidade¨pela UNESCO no ano de 2003.
Pela diminuição do oxigênio temos que andar bem lento , para não nos sentirmos mal.

Em Humauhaca ao meio-dia uma imagem de São Francisco sai da Capela no centro da cidade e abençoa a cidade, é muito bonito e ficamos com os sentimentos aflorados...pois é um povoado pequeno mas com uma grandiosidade na religião...
Muitas pessoas tiram fotos e filmam.. nós também ...

MAIMARÁ...

Maimará significa para os incas " lugar onde caem as estrelas " .
Este povoado tem como principal atração o Cerro Paleta del Pintor, que com os raios de sol vai mudando a tonalidade, o deixando lindooo...é considerado um local sagrado pelos indígenas.
Ali ficamos hospedados no Hi Hostel, onde acredite se quiser...o pessoal que cuida~são daqui do Paraná, bem pertinho da nossa cidade...
O casal é incrível... trocamos muitas ideias e demos  muitas risadas...nunca  nos esqueceremos  deles...
Maimará é muito pequena, quando chove as ruas ficam muito barrentas, mas vale...e vale muito ir para lá...
Ah...os cemitérios são uma atração a parte...e quanto mais altos os túmulos...eles dizem que o espírito fica mais perto de Deus...

Paleta del pintor....pura perfeiçãooooo...

Vamos agora em direção ao Paso de Jama, saímos de 2.500 de altitude para passarmos no limite de fronteira da Argentina e Chile e chegarmos a exatamente 4.170 metros de altitude...temos que tomar muita água...e caminharmos bem devagar...para não termos o mal da altitude, chamado de arouche.
Entramos na ruta 52, e vamos dar de cara com a famosa Costa de Lipan...( em partes parecida com a nossa Serra do Rastro,mas muito... muito maior..são curvas que não acabam mais...temos que contornar um morro bem alto )...

Costa de Lipan

A estrada é simplesmente espetacular!!!
Que visuallllll....
Salinas Grandes.
Agora muda tudo o visual...é tudo branco, parecendo neve...são as Salinas...
Passamos por uma estrada bem no meio delas, com mais de 12.000 hectares de puro sal, os raios de sol são intensos e temos que ficar sempre com óculos de sol devido a claridade e aos reflexos, e até parece que podemos tocar nas nuvens...
Amamos mais este lugar...
Entramos até de carro naquela imensidão branca..mas daí descemos para andarmos sobre o sal...nossos pés ficaram até ressecados...hehehe
Ali se faz a extração de sal.

Daí demos seguimento a nossa viagem, passando por Susques, depois passamos por um Salar e daí chegamos a Fronteira no Paso de Jama, mas a entrada mesmo do Deserto do Atacama é feita somente no Chile...
Seguimos pois ainda temos chão para andar....mais ou menos uns 165 km...o vento é muito forte...mas as paisagens nos deixavam extasiados ...vimos vicunhas....lhamas...impresionante...as belezas deste lugar!!!

Tudo maravilhoso..e agora rumo ao Deserto do Atacama...nosso objetivo principal.

Chegada em São Pedro do Atacama... onde se encontram as maiores montanhas dos Andes...e a 2.400 m de altitude.
O Deserto do Atacama está localizado ao norte do Chile e tem 200 km de extensão e é considerado o deserto mais árido e mais alto do mundo.
As temperaturas variam de 0º a 40º durante o dia...e na madrugada podendo chegar em alguns lugares temperaturas negativas, como nós pegamos...

Ficamos em um Hostel bem no centro da cidade...Hostal Sonchek...muito bom, ainda mais sendo bem no miolo de São Pedro do Atacama.

Em São Pedro do Atacama não há muito que se fazer,mas ao seu redor tem várias atrações...

Conhecemos a igreja que é um ponto turístico da cidade, está localizada bem pertinho da praça..

Fomos conhecer o Museo Arqueológico Gustavo Le Paige.

A 12 km da cidade tem o Vale da Lua que está localizado na Cordilheira de La Sal é um Vale de origem Vulcãnica, e esse nome ( Vale da Lua) deve-se a uma semelhança com a superfície Lunar...lá podemos fazer um passeio bem bacana e a tardinha subir numa montanha bem alta e ver o por do sol que é lindíssimo...vimos neste vale as Tres Marias , o Anfiteatro e cavernas...e podemos ir até o Vale de carro, de bicicleta (é o que mais usam) e de van (passeios organizados pelas agências de turismo) e do outro lado da estrada tem o Vale de La Muerte...neste vale algumas pessoas vão sem a van que faz os passeios,e como nós estávamos de carro, fomos até lá de carro...adivinhem...encalhamos nas areias vulcânicas...mas como nós somos nós...isto foi uma aventura e tanto!!!

O Vale também é muito lindo, apesar de não ter nada de vivo lá...ah a não ser as pessoas que fazem este passeio (hehheh) são 2 km mais ou menos de areias vulcânicas onde pode-se descer de sand-board ...
Podemos também ver do alto a Cordilheira dos Andes.
Tinha um guia lá que nos informou que o nome Vale da Muerte deve-se a duas teorias...
Uma que por não ter nenhum tipo de vida no local, e a outra é que quando Le Paige chegou neste lugar falou que parecia com Vale de Marte, devido a cor avermelhada, mas como a pronúncia dele foi em Francês ...eles entenderam Muerte...e assim ficou sendo Vale da Muerte...o importante é que o visual é incrível...surreal!!!!
Olhem só....

Foi aí que o nosso caeeo encalhou...dá para vcs imaginarem como foi??!!!

Todo dia tinhamos passeio...era muito bom...
Fomos conhecer também a Pukara de Quitór.
É uma fortaleza, o local fica no alto de um morro na Cordilheira de La Sal...para subir foi bem fácil apesar de bem alto ,mas para descer sofri um pouco,meu marido seguiu adiante..Nossa!!!..neste lugar tinham tantas pessoas de várias nacionalidades...

No outro dia fomos conhecer os Gêiseres de Tatio...uma das principaos atrações do país.
Gêiseres são umas crateras onde há um fenômeno do vapor de água de 85º e 10 metros mais ou menos de altura sendo expelido do solo para a superfície...esses vapores são em formas de jatos super altos e muito quentes...este fenômeno acontece todos os dias, próximo ao nascer do sol, quando as águas geladas de rios subterrâneos encontram-se com as lavas vulcânicas...
Incrível...parecia que estávamos em outro mundo mesmo...neste passeio fomos por uma agência, eles explicam tudo e servem o café da manhã...nosso guia foi o Fred, pessoa sensacional!!!!
Saímos para esta aventura pelas 4 da madrugada ...eramos em 12 pessoas, a van saculejava o tempo todo, o frio era de matar e nos cuidávamos muito para não passar mal pela falta de oxigênio...( Soroche ) quando chegamos lá, estava 8º negativos...
Os Geiseres estão localizados a 95 km ao norte de São Pedro, mas a viagem é muito rápida, e por ser na madrugada não vimos nada...hehehehe...
Fica a 4.300 metros de altitude, saímos bem cedo para esse passeio para podermos ainda pegar os Geiseres em atividade porque depois eles diminuim e pelas 10hs eles param por completo, o solo é de lavas vulcânicas e é incrível pisar e pensar o que pode acontecer derrepente (uiuiui) um pouco mais adiante fomos em umas piscinas naturais e transparentes de cor verde, onde pode-se banhar-se..ali a água chega a mais ou menos 30º a 35º...meu marido desfrutou dessas deliciosas águas...
Depois tomamos nosso café da manhã oferecido pela agência e continuamos nosso passeio...

Fomos ao Salar do Atacama...diferente e inacreditável!!
É uma salina que está localizada a mais ou menos uns 52 kmde São Pedro (região de Antofagasta) ele é cercado de montanhas e não tem saída para drenagem de água, é incrível este lugar...nosso guia nos informou que as salinas tem cerca de 3.000 km2, medindo 100km de comprimento por mais ou menos 80 à 85 de largura, e uma altitude de 2.300 metros de altitude do nivel do mar, neste lugar tem também tem reserva de Flamencos...(Laguna Chaxa)..são flamingos cor-de-rosa...maravilhosos!!!

Fomos conhecer também as Lagunas do Altiplano...
Lagunas que ficam nos pés da Cordilheira.. lá a altitude é de 4.000 metros.
Laguna Miscanti e Laguna Miniques; São de uma cor azul maravilhosa e intocável...este lugar é paradisíaco............
A paisagem desta área é destacada pelos vulcões Miscanti e Meniques que junto das montanhas dão formas as bacias que resultam estas duas lagunas muy belas...

Vimos também o Vulcão Lascar...este ainda em atividade...a sua última erupção foi em 18 de abril de 2006, com 5.592 m de altitude; sua cratera tem 750 m de diâmetro e 300 m de profundidade.

Visitamos o povoado de Socaire com mais ou menos 128 habitantes.
E é denominada um Oásis.

Visitamos o povo de Tononau; um povoado pequeno e com muitas peculiaridades, conta com mais de 1000 habitantes.

Visitamos o povoado Machuca onde saboreamos um delicioso espetinho de carne de lhama...muito bom mesmo...e pastéis de queso de cabra...
O povoado é bem pequeno com 6 a 8 pessoas...imaginem!!!

Agradecemos mais uma vez a Deus ,pela viagem maravilhosa que fizemos ....
Paisagens incríveis lugares deslumbrantes.......
Tudo Sensacional!!!!
Ate a próxima....
Nesta viagem percrremos quase 6 mil Km.