BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira - PETAR







Visitamos as Cavernas do Petar...Esse Parque é considerado Patrimônio  da Humanidade, reconhecido pela Unesco.
Arrumamos as coisas e saímos para conhecer algumas das cavernas deste famoso Parque.
Está localizado no Sul do Estado de São Paulo no Vale da Ribeira, entre as cidades de Iporanga e Apiaí.
Saímos daqui de nossa cidade São José dos Pinhais e pegamos a Rodovia BR 476, seguimos pela estrada da ribeira nos municípios de Colombo, Bocaiuva do Sul, Tunas do Paraná, Adrianópolis, Ribeira, Apiaí e mais 25 km de estrada não pavimentada até o bairro da Serra de Iporanga onde se encontra uma das portarias do Parque....são muitas curvas...tem que se cuidar muito.
Nessa nova aventura ,fomos com nossa barraca automotiva em cima de nossa carretinha...e dentro muitos apetrechos...adoramos nos aventurar...
O Parque tem mais de 350 cavernas ,trilhas e cachoeiras...
No Parque tem quatro núcleos de visitação, Santana, Caboclos, Ouro Grosso e Casa de Pedra, para esses núcleos paga-se o ingresso de R$ 12,00, pode entrar com o carro,tem estacionamento dentro do Parque, mas paga mais R$ 6,00.
É melhor ir de camiseta de manga comprida, calça comprida e coturno...levar garrafinha com água...lanches.
Tem cavernas com água e outras sem...normalmente os guias alugam os capacetes juntamente com as lanternas.
Vamos postar algumas das cavernas que fomos...Fomos em poucas cavernas, porque são com horários ...pois o tempo é limitado e não se consegue fazer mais que 2 ou 3 por dia.
Lá tem banheiros e pode até tomar banho com água direto da serra. Visitamos apenas o núcleo Santana, que tem as Cavernas Santana, Morro Preto e Água Suja, e as cachoeiras Andorinhas, Betarizinho e Couto.





Para chegarmos a primeira caverna tem uma trilha pela Mata Atlântica beirando um rio, ao chegarmos na entrada da Caverna Água Suja que de água suja só tem o nome a água é límpida e cristalina, logo na entrada da caverna já temos que literalmente por os pés na água, o guia nos falou que quase 95% seria dentro da água...uiui...mas era até o joelho e em algumas vezes a água chegava na cintura, a entrada tem 4m de altura por 7m de largura, nesta caverna tem um limite até onde poderíamos ir (ela tem 1300m de profundidade), paramos em uma pequena cachoeirinha onde pode tomar um banho. Caverna com muitas estalactites e estalagmites, a Caverna é incrível e super diferente, por ser toda ela com água....gelada por sinal!!

















https://www.youtube.com/watch?v=bH80ykIM9fA&feature=youtu.be


Caverna Morro Preto ....esta caverna também é muito impressionante, para chegar até ela é muito fácil e próxima aproximadamente 200m de trilha, esta caverna não é muito grande, mas a entrada da caverna nos impressiona muito, pois é grande tem aproximadamente 15m de altura por 10m de largura.

Na saída desta caverna, visitamos a cachoeira do Couto...pode até tomar um delicioso banho de cachoeira.









https://www.youtube.com/watch?v=jk0STnHnbRw&feature=youtu.be




Caverna Santana...foi a primeira a ser descoberta e é muito bonita e enorme, é a maior caverna deste núcleo e a segunda maior do estado de SP.
Trajeto dentro da caverna é pouco mais demorado do que as outras, pois tem dois andares muitas escadas de madeira para não afetar o meio ambiente, vários salões e com formações muito incríveis! Tem pontes bem estreitas apara a passagem e o trajeto tem que ser feito todo com lanterna...tem estalactites (formações no teto) e as estalagmites (formações no solo). Nesta caverna passa um rio por dentro dela, e também foi onde encontramos várias formações que fazem aguçar nossa imaginação, encontramos Cavalo, Bolo de Noiva, Torre de pisa, Pata de Elefante entre outras.







Além das cavernas, cachoeiras e trilhas...tem muitos mais aventuras...como rapel, bóia  cross etc.
Tem que contratar um guia...se não você não consegue fazer as cavernas...eles fazem grupos de A8 pessoas...mas nós conseguimos um guia só para nós dois.
Como de costume...dormimos em nossa barraca e fizemos a nossa comida...passeio maravilhoso, onde pudemos conhecer mais essas maravilhas da Natureza!
Até outra aventura...



Um comentário:

  1. Olá, aventureiros! Somos alunos do 5ºano B da Escola Municipal Marumbi - Curitiba e estamos estudando sobre blogs e posts, adoramos suas postagens.

    ResponderExcluir