BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Caverna ou Gruta dos Jesuítas/Campinhos/PR

Muito bom dia,pessoal!!!!!!!
Hoje  estamos aqui para contar de mais uma aventura que nossa família realizou...
Fomos a uma Caverna...que na verdade chamam de Gruta dos Jesuítas, mas na realidade isto foi devido que quando a Gruta foi reconhecida, não sabiam ao certo de que se tratava de uma Gruta ou Caverna...tempos depois viu-se que em função do tamanho e da profundidade era realmente uma Caverna...mas mesmo assim ficou sendo chamada Gruta dos Jesuítas...( a diferença entre Gruta e Caverna,está aí...Grutas são menores...Cavernas tem tamanhos maiores).
A Caverna localiza-se no Parque Estadual de Campinhos que fica mais ou menos 65 km de Curitiba, no Município de Tunas no Paraná ,e as visitas tem que serem agendadas.


 
 
 
 
São visitas guiadas, e a duração é de mais ou menos 1h e 30 min, pode-se tirar fotos, e a entrada é gratuita...o horário de visitação de quarta à domingo, das 9 h às 17 hs, e se vc quer ir conhecer as maravilhas desta Caverna, é só entrar em contacto com o IAP, pelo telefone ( 0xx41) 32133407.
Tem que levar lanterna,pois a caverna é 100% escura...ah mas lembro que por duas vezes tinha tipo uma clara-bóia e dava um mínimo de iluminação...heheh, nós passamos por água,lodo, pedras escorregadias...mas valeu muiito a pena...







Todos os lugares são bem interessantes na Caverna...mas lembramos que chega um instante que o nosso guia pediu para sentarmos...para descansar...e todos desligarem as lanternas...e ele nos deu muitas explicações daquela sala que estávamos,sala chamada de sala do blecaute..mas esta curiosidade vou deixar para vcs...quando forem até lá...além desta explicação ele também nos deu uma lição de vida...para agradecermos o dom da visão...onde tantas pessoas não podem enxergar...então ali naquele silêncio, e no breu total...cada um a seu modo e com seu sentimento interno, pode pensar e agradecer a Deus, pelo dom da visão, que muitos de nós ,só quando não enxergamos é que damos valor!



 

 
 
 
Lá pelas tantas, o guia avisa que estamos a uns 80 metros abaixo da terra...uiuiui...imaginem!!!
Nesta caverna ,tem lugares onde as estalactites e as estalagmites se unem ,formam verdadeiras colunas super interessantes...tem várias esculturas, formada pelos espeleotemas (formações calcária) ...até um presépio...só lembrem-se sempre que os espeleotemas, são formações frágeis, construídas lentamente pela natureza...então é proibido estragar, quebrar...porque daí levaram mais um montaõ de tempo para se formarem novamente.




















Ah...pessoal, a temperatura lá dentro é de 16º a 18º graus...vc molha os pés...as canelas, fica todo sujo de lama...passa por lugares apertados...mas é muito SHOWWWW...










Depois na saída quem quer pode se deliciar tomando um banho em um Riozinho de água bem limpinhas.
Depois  fizemos ali mesmo no Parque um lanche delicioso, mas aviso levem seus lanches,porque ali não tem nenhum lugar para comprar nada...


















Adoramos este lugar,a Caverna é SURPREENDENTE..e .EXCELENTE!!!! Nosso guia foi supimpa.






Espero que tenham gostado do nosso relato...porque nós amamos mais esta aventura...
Valeu pessoal!!!!        E  valeu Deus ,por vc sempreee estar ao nosso lado...
Até outra postagem...de um outro passeio, viagem,ou aventura...e que seja o mais breve possível!!!!
Abraços a todos....

Saindo da Cavernaaaaaa....






Até a próxima.....



3 comentários:

  1. Prezados Marcos e Josiane,

    trabalho para a Editora Ática e gostaria de saber como podemos licenciar algumas de suas imagens publicadas aqui.
    POr favor, entrem em contato comigo pelo email: angelitacardos@gmail.com
    abs e obrigada,

    Angelita

    ResponderExcluir
  2. Já estive nessa caverna e realmente é maravilhosa !!!

    ResponderExcluir