BEM VINDOS!!!

PARA DAS ORDENS À NATUREZA É PRECISO SABER OBEDECER-LHE.

segunda-feira, 10 de março de 2014

ILHA DE SUPERAGUI/PARANÁ.

Neste feriado...de 15 de novembro de 2013, resolvemos conhecer a Ilha do Superagui....que está localizada no litoral norte  do Paraná, no Município de Guaraqueçaba.
Fomos eu e meu marido, minha filha Luciana e o genro Wesley.
Antes da partida , procuramos saber pela internet, como era a Ilha , o que poderíamos fazer ,levar ...onde ficar,etc.
Levamos roupas leves, protetor solar, e comidas...mas depois que chegamos lá...vimos que tem vários armazéns...aqueles armazéns das antigas, que vendem de tudo um pouco.
Achamos a Pousada Costa Azul , o site wwwpousadacostazul.com.br e o e-mail é pousadacostazul@ibest.com.br ...o dono é o Seu Aílton e a D. Vilma...

Além de várias pousadas..também tem um Hi Hostel...

Bem  da nossa cidade , pegamos a Br 277   para chegar até Paranaguá que dá mais ou menos 90 km, daí chegamos onde pegamos  a barca para a Ilha....no trapiche das ilhas  na Rua da praia, também conhecida por Rua  General  Carneiro, atrás do Restaurante Danúbio Azul.

Tem saídas de segunda à  sábado, mas se quiser garantir, pode ligar para os barqueiros e eles passam os horários certos das saídas. César (41)34827131), Osvaldo ((41)-34827152) e Jacó ((41)-34827150), com antecedência.
Horário partida trecho Paranaguá-Barra do Superagüi: 14h30
Horário retorno trecho Barra do Superagüi-Paranaguá: 07h00
Domingo: apenas trecho Barra do Superagüi-Paranaguá: 14h00
Duração da viagem: 2:30 a 3:30 horas de acordo com a rota e com as condições
climáticas e de maré.
Tudo ocorreu bem no trajeto, mas foi demorado...e ainda antes de chegar em Superagui, eles pararam para deixar algumas pessoas na Ilha do Mel.
Achei interessante essas notas e copie para que vocês possam se interar um pouco mais da Ilha.
  • Preserve os sítios históricos e respeite a cultura local;
  • Veranistas não devem alugar ou comprar imóveis nas comunidades do entorno do Parque. O ICMBio e a Secretaria do Patrimônio da União fiscalizam a área para que permaneça ocupada apenas pela população local;
  • A baia das Laranjeiras/Rio das Peças é importante área para cetáceos (mães com filhotes), assim como a baia dos Pinheiros (área de alimentação), portanto a navegação nesses locais restringe-se ao transporte. Não pratique esportes náuticos motorizados (lanchas, esqui aquático e jet ski), pois são prejudiciais aos cetáceos e interferem no cotidiano das comunidades de pescadores artesanais;
  • Do Parque nada se tira, além de fotos, nada se leva além de lembranças, nada se deixa além de pegadas. Animais, plantas, rochas, frutas, sementes e conchas devem permanecer nos locais encontrados. Todo o lixo produzido, deve ser coletado e depositado em local apropriado;
  • Não acenda fogueiras, pois incêndios se propagam rapidamente na vegetação de restinga;
  • Acampe somente nos camping das comunidades. Não é permitido pernoitar na Praia Deserta e na comunidade extinta de Ararapira Velha;
  • Risco de acidentes com insetos, cobras, aranhas, escorpiões e outros animais;
  • Risco de acidentes com água-viva;
  • Os trechos de caminhadas são acidentados, portanto não saia da trilha e observe galhos e outros obstáculos para evitar acidentes;
  • Utilize salva-vidas enquanto embarcado

• No parque podemos encontrar mico leão da cara preta, papagaio da cara roxa,bugio.
    A ilha de Superagui é considerada Patrimônio histórico.
    A ilha é um lugar muito calmo...ótimo para relaxar...lá tem a praia deserta...a ilha possui 38 km de praias lindas ... onde podemos  conhecer a pé ou de bicicleta (que lá tem  para alugar)....ou simplesmente de carroça...

As areias parecem dançar...pois o vento é forte e elas não param um segundo...muito bacana...

Tem muitas conchas...lindas!!!
    Tem também uma trilha de mais ou menos 1 hora e meia ...trilha fácil ....só que nós fomos no mês que tinham muiiitasss butucas....e nem fizemos a trilha...

Bem a pousada Costa Azul nós ficamos em um quarto com banheiro...simples e muito aconchegante...eles serviam almoço e a D. Vilma, faz uns deliciosos pasteis...hummm...
    Ah pessoal...à noite só tem luz nas pousadas e restaurantes...pela praia é só a luz do luar...mas é muito gostoso...Todos saem das pousadas...para curtir o luar....

A tranquilidade toma conta deste lugar maravilhoso!!!
    Tem lugares que se formam...umas piscinas gigantes...e a tardinha todo o pessoal,vai se deliciar...nestas águas...

Tem vários restaurantes e  comida...peixes deliciosos...fresquinhos....

Tem passeios...onde lá mesmo podem ser agendados...
    E a noitinha tem fandango...para animar o pessoal...
    Adoramos conhecer e poder desfrutar deste Paraíso....onde a simplicidade toma conta deste lugar....
    Voltamos para casa...relaxados ...

Passamos um final de semana muito tranquilo e relaxante...voltamos para casa renovados...
    Adoramos conhecer e desfrutar da Ilha de Superagui...